Assinatura eletrônica de contratos chega em Goiás

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Tenologia reduz burocracia nos contratos e facilita vistoria de imóveis em Goiânia. Plataforma permite assinatura de contrato digital e proporciona economia de até R$ 150 a clientes. Já um aplicativo usa foto e vídeos para facilitar vistoria nos imóveis.

A matéria é do G1 GO, por Vanessa Chaves

Empresas de Goiânia apostam na tecnologia para dar agilidade ao trabalho. Em um dos casos, uma construtora substituiu o uso de papéis nas vistorias de imóveis por um aplicativo que detalha em fotos e vídeos os reparos realizados. Já uma imobiliária usa uma plataforma digital que permite diminuir a burocracia ao realizar a assinatura eletrônica de contratos.

Empresas de engenharia começaram a usar o aplicativo durante a vistoria de entrega dos apartamentos aos clientes. Neste procedimento, o cliente analisa, entre outras coisas, se as portas e janelas abrem normalmente, o caimento dos banheiros, se a água está indo para o ralo, se torneiras e chuveiros estão funcionando.

Anteriormente, a checagem era feita seguindo uma lista de quesitos em um papel impresso. Com o uso da tecnologia, além de um registro preciso dos problemas, o cliente não precisa retornar ao imóvel para conferir o conserto. O aplicativo é usado apenas para a empresa. O cliente recebe o relatório por e-mail, com todos os detalhes.

Contrato e assinatura digital

Uma imobiliária que trabalha com aluguéis realiza todo o procedimento de locação de forma digital. A mudança implantada desde agosto de 2018 elimina o contrato em papel e permite maior agilidade e comodidade para locatário e locador.

Assim que a locação de um imóvel é realizada, o contrato é feito numa plataforma digital com base nas informações repassadas pelo cliente, que recebe por e-mail, um link para a assinatura digital.

“Hoje, 90% dos nossos contratos de locação são digitais por parte dos locadores. 50% dos inquilinos também já são digitais. Alguns ainda têm restrição, mas é uma questão cultural”, diz o gerente de uma imobiliária de Goiânia.

O gerente estima que com o processo digital o locador economiza entre R$ 100 e R$ 150 que seriam dispensados com impressões e reconhecimento de firma e de fiadores, economizando tempo e despesas com deslocamento.

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