por

Publicado em 24 outubro de 2019

Como criar uma cultura de inovação na sua empresa

Estimular o trabalho coletivamente e tolerar erros fazem parte do processo de inovação. Confira 3 dicas básicas!

Estimule a coletividade

Um ambiente de trabalho informal, claro e alegre é ponto positivo para que as pessoas se sintam estimuladas a inovar. Quando a empresa é inovadora, as pessoas trocam ideias e não tem medo de arriscar. A rotina precisa ter inovação. E como fazer isso? Dê incentivos para as pessoas trabalharem coletivamente. Instigue novas formas de inovação, como mexer em processos e na forma como as coisas são realizadas.

Saiba escutar

Quando o dono da empresa é também quem controla as decisões do negócio, pode ser difícil conseguir inovar. Por isso, mesmo com uma rotina cheia de compromissos, o empreendedor precisar dar espaço para a colaboração externa. Trocar ideias é essencial. A inovação não acontece de forma individual, precisa de um terreno fértil para brotar e as pessoas precisam estar envolvidas nisso. Como? Tenha humildade de escutar. Uma grande empresa cria mecanismos para dar voz, e a pequena, não.

Tenha métricas de inovação

Mais do que seguir todas essas dicas, é preciso saber medir como isso afeta, de fato, o seu negócio. Olhe os resultados da empresa em termos de inovação. É importante medir o que sua empresa consegue por causa da inovação. Saiba qual a porcentagem das vendas vem de produtos lançados nos últimos três ou cinco anos e envolva a empresa inteira nisso.

Iniciar conversa
Olá! Tudo bem? Tem uma mensagem pra vc
Olá! Tudo bem?
Em que posso ajudar?