Relacionamento é a palavra de ordem na rotina do corretor. Nos últimos anos, haviam inúmeras formas de manter contato com clientes e ali criar excelentes vínculos. Alguns profissionais já usufruíam de todas as plataformas digitais disponíveis para isso. Outros, viram no isolamento social um verdadeiro pesadelo. Como manter a confiança tendo de substituir o “olho no olho” por chamadas de vídeo? O que mostrar do produto se os decorados estão fechados? E mais: como agir por conta própria quando a incorporadora não disponibiliza ferramentas de vendas?
As lições da crise têm sido amplas para todas as áreas e mercados. Mas, no dia a dia dos corretores de imóveis, o que tem acontecido?
A Skyline quis saber.
Para isso, a equipe de comunicação contatou diversos corretores e perguntou: o que você tem feito para relacionar-se com seus clientes hoje?
No universo pesquisado, uma característica em comum: todos os profissionais haviam sido campeões de vendas nos meses anteriores à pandemia. Ainda assim, as respostas foram distintas.
Realidades opostas
Sim, realidades opostas existem para os corretores de mercado. A pesquisa encontrou desde aqueles que precisaram deixar tudo para dar assistência aos pais idosos no interior, até os que que conseguiram captar mais leads agora que em outros tempos.
Mas, como?
“Fui obrigada a remodelar as redes sociais que eu já tinha e torná-las profissionais. Criei um site e o resultado foi imediato, incrível! Novos leads surgiram”, afirma Regina, corretora atuante em Brasília.
Quanto mais ferramentas à disposição, melhor a performance
Como ir para a guerra de pijama? Impossível. Estar munido dos melhores aparatos é decisivo para este momento. E eles não são físicos. Aqui, o destaque fica por conta de tudo o que é disponibilizado online.
“A sensação é de que o cliente nunca se sentiu tão seguro no ambiente virtual quanto agora”, afirma Robson, corretor de Goiânia.
O WhatsApp, como já era imaginado, tornou-se – ainda mais – o melhor amigo do profissional. Mensagens aparentemente simples, como “Está tudo bem com você neste período? Fique tranquilo, tudo vai passar”, geram um relacionamento de confiança e zelo entre corretor e cliente.
Cientes de que o momento não é de vendas agressivas, os profissionais do mercado imobiliário investem pesado na produção de conteúdo. Muitos estão em constantes reuniões online com diretoria de vendas. Outros estão aproveitando o momento para estudar as redes sociais e os comportamentos de seu público alvo.
“Já que o isolamento impede a aproximação que é tão importante para nós, as apresentações interativas têm sido nosso trunfo”, pondera outro corretor.
Crescimento na crise
Os feedbacks foram unânimes: o mundo e as pessoas não serão mais os mesmos, essa é a impressão dominante.
“A maneira de trabalhar já mudou e nunca mais será igual”, considera a corretora Regina. “É por isso que meu tempo tem sido dedicado ao estudo e ao treino no âmbito das inovações tecnológicas. Porque o cliente já mudou e até os mais conservadores estão 100% abertos a conhecer as ferramentas virtuais”.
As barreiras caíram de vez. A hora é de investir em ferramentas que fidelizem clientes antigos e prospectem novos.
“As ferramentas digitais já estavam no mercado e vieram para ficar, principalmente no mercado imobiliário. Nós, corretores de imóveis, estamos sendo obrigados a nos reinventar. Quem não o fizer, já ficou no passado. ”
*para esta pesquisa contribuíram corretores de Goiânia e Brasília.
**desde o início da pandemia, a Skyline Inovação e Produções aumentou em 900% a produção de Tours Virtuais 360º em Decorados.