Aos 80 anos de idade, Elie Horn, conta sobre os seus própositos de vida, e quais são os seus planos para os próximos anos
“Este homem tentou fazer o bem.”
É o que Elie Horn, fundador da incorporadora Cyrela, gostaria que escrevessem em sua lápide. Desde que saiu do comando da companhia, há dez anos, o bilionário se dedica exclusivamente à filantropia. Horn foi o primeiro empresário do Brasil a aderir ao The Giving Pledge, programa criado por Bill Gates e Warren Buffett com o objetivo de incentivar bilionários a doar ao longo da vida pelo menos metade da fortuna para causas sociais.
A promessa de Horn é doar 60% dos seus bens para a caridade. Sua fortuna é estimada em cerca de R$ 3 bilhões, segundo a revista Forbes. “Quando minha mãe faleceu, eu tinha 40 anos, decidi doar 60% do meu patrimônio à filantropia em vida. Cheguei a pensar em doar 100%, mas consultei minha família e decidimos um número juntos. Ouvi da boca deles para fazer isso em vida. Compreendi que a herança do bem passa de geração em geração. Somos unidos com o mesmo propósito.”
Aos 80 anos, Horn tem uma só meta: incentivar que outras pessoas ‘façam o bem’. Avesso a entrevistas, o bilionário fez uma pequena coletiva de imprensa na última semana, em São Paulo, para divulgar seu primeiro livro “Tijolos do Bem – Reflexões do Fundador da Cyrela”
*Matéria publicada pela Revista Exame no dia 1 de julho de 2024 às 06h00, pela Editora de Finanças, Karla Mamona.
A Cyrela foi a 1ª cliente do Grupo Skyline. Um marco que nos orgulhamos. Hoje, nossas conexões estão ainda mais fortalecidas. Além da Cyrela, também: Living, Vivaz e RJZ.
Somos muito gratos por estes nove anos de parceria. Obrigado, Cyrela!