O que acontece quando as pessoas passam cada vez mais tempo online? Mais dados são gerados. Pelo menos, como pesquisadores de mercado, é nisso que pensamos primeiro. Já sabemos que a conectividade digital está se acelerando e o fato é que sua disponibilidade pode nos ajudar a entender nosso público de maneiras totalmente novas, se pudermos acessar os dados corretos.⠀
Quase assim que fomos capazes de acessar a primeira geração de dados comportamentais digitais, a maioria das atividades do consumidor mudou para ambientes controlados, muitas vezes chamados de jardins murados, como compras e consumo de mídia por aplicativos.⠀
Devemos construir ecossistemas amigáveis ao usuário que nutram confiança e proporcionem aos consumidores controle sobre seus próprios dados. Disso, descobrimos vários princípios-chave na construção de confiança para incentivar o compartilhamento:
– Soberania de dados: os consumidores possuem e controlam seus dados e fornecem consentimento explícito para compartilhamento.⠀
– O ambiente para compartilhamento de dados deve estar firmemente baseado na proteção da privacidade de cada indivíduo – e esse compromisso deve ser claramente comunicado.⠀
– As pessoas que optam por compartilhar dados devem receber incentivos justos!⠀
– 77% das pessoas compartilhariam mais dados se sentissem que a organização que está solicitando as informações é mais transparente.⠀
Fonte: American Marketing Association. Adaptado.