Se você, assim como uma maioria significativa de pessoas, não estava preparado para um isolamento social, provavelmente se viu mudando de hábitos rapidamente.
No período de quarenta, quantas lives você assistiu no Instagram? Quais empresas você conhece adotaram o Home Office pela primeira vez? Quantos aplicativos você usou também pela primeira vez?
Entender a tecnologia é urgente. Beneficiar-se dela, idem.
Falando do Mercado Imobiliário, as construtoras, incorporadoras e corretores voltaram todos os esforços para o relacionamento online: vídeos, inbound marketing e conteúdo relevante para manter o cliente próximo, mesmo distante.
Ainda que essa não seja a melhor hora para abordar um cliente visando vendas, o fato de manter uma comunicação aberta e sincera é relevante.
No cenário global, as ferramentas utilizadas para o combate à pandemia vão desde recursos mais simples, como aplicativos de celular, até as mais complexas, como câmeras com sensor de temperatura.
Confira algumas dessas soluções inovadoras:
01) A empresa chinesa CloudMinds desenvolveu um conjunto de 12 robôs para cuidar de pacientes em quarentena com sintomas do novo coronavírus. Os androides equipados com 5G, a última geração de internet móvel, medem a temperatura dos pacientes, entregam refeições, desinfetam as instalações e permitem que os médicos leiam os registros dos pacientes remotamente.
02) A empresa de pagamentos chinesa Alipay desenvolveu o aplicativo Alipay Health Code, capaz de cruzar a geolocalização dos indivíduos infectados com a lista de contatos deles no período de incubação.
03) A também chinesa Hanwang Technology desenvolveu uma câmera com sensor de temperatura corporal. O recurso processa os nomes dos indivíduos cuja temperatura está acima de 38 graus.
04) Drones pedindo à população para ficar em casa: Em alguns países da Europa e da Ásia, governos vêm usando drones para acelerar providências contra o coronavírus em espaços públicos.
05) Táxi voador para transportar suprimentos: Drones com capacidade de levar carga também começaram a ser usados durante a crise provocada pela Covid-19. Na China, o táxi voador com decolagem e aterrissagem vertical eHang 216 é usado para transportar medicamentos.
Sim, a tecnologia ressignificou a forma como vivemos. E a boa notícia é: não há mais volta.